8 dicas para trabalhar em casa – Pt. 1/2

Um dos maiores benefícios de um escritório em casa é a liberdade para organizar, decorar e projetar seu local de trabalho em casa como você deseja, mas sem deixar qualquer espaço perder a sua identidade particular, ou o seu “jeitinho”. Em outras palavras, não devemos misturar o local de trabalho com o resto do nosso espaço pessoal, ou o resto da casa. Parece besteira, mas isso é muito importante para que você não seja “traído” com as tentações da sua residência e isso atrapalhe sua vontade de trabalhar em casa.

trabalhar em casa

 

Se você acha seu “home office” uma bênção ou uma maldição, uma coisa é certa, o seu humor e sua produtividade será afetada pela forma como ele está configurado ou “setado” (termo aportuguesado para setup). Assim como uma mesa bagunçada é uma mente bagunçada, um escritório em casa desorganizado e confuso pode ser a fonte da bloqueios mentais desnecessários para novas ideias e soluções. É quase que uma ancora mental, e não estamos exagerando, eu te garanto…

 

Acha que seu escritório em casa é uma bagunça e está arruinando sua produtividade? Não se preocupe, porque hoje nós estaremos cobrindo 8 ótimas dicas para melhorar a organização de seu escritório em casa de forma significava e para transformá-lo em um local mais produtivo, manter o ambiente de trabalho positivo e garantir que se concentre no que você precisa para produzir trabalho de alta qualidade!

 

  1. Não misturar o trabalho com a vida pessoal, o primeiro passo!

 

Vamos começar com a ponta mais evidente, misturando trabalho e prazer. Mesmo com a intenção e o mind-set mais firme do mundo para separar ambos em seu escritório em casa na fase inicial dos projetos, os dois são obrigados a se misturar desde que seu escritório está em sua casa.

 

‘Não leve o seu trabalho para casa com você’

 

O que fazer?

Examine o seu escritório em casa de vez em quando para ver quanto de seu espaço de trabalho foi infestado com distrações. Tente limpar tudo que está próximo a sua TV (se tiver uma), nada de consoles de jogos e outras formas de distrações… o segredo é mantê-los fora da vista!

 

Manter essa fronteira dentro de sua casa, onde o trabalho começa e termina é fundamental. Mantenha este espaço de trabalho distinto de seus outros quartos se for possível porque tal diferenciação pode ter um efeito psicológico sobre como você dividir o trabalho e a diversão.

 

  1. Compre uma cadeira confortável, afinal você ficará muito tempo ali!

 

Você está recebendo o apoio do assento que você precisa para não ter dor nas costas? Você não pode pensar que conforto não importa no apoio a sua produtividade, pois quem tem tempo para desfrutar de uma verdadeira boa cadeira trabalho quando em meio a toneladas de trabalho? Como se vê, é precisamente essa a razão pela qual você deve conferir se o seu encosto da cadeira está de acordo.

 

De acordo com a American Academy of Family Physicians, cerca de 90% dos adultos sentem alguma dor nas costas em algum momento de sua vida, e 50% da população ativa tem dor nas costas a cada ano nos EUA. No Brasil não é muito diferente… Quando você não presta a atenção necessária nisso, a cadeira pode tomar um pedágio em sua saúde, humor e, consequentemente, a sua produtividade no trabalho…

 

O que fazer?

Procure um guia completo se você estiver interessado em obter uma cadeira ergonómica e invista nisso. Se você está um pouco apertado no orçamento, considere a compra de um apoio de assento para sua cadeira. Em último caso, improvise com almofadas…

 

  1. Investir em melhores iluminações.

 

Nós muitas vezes negligenciamos a iluminação do nosso local de trabalho, as vezes sequer temos uma luminária descente. Sabe se a sua lâmpada de mesa é muito clara ou muito escura para trabalhar sob ela de forma eficaz? Você está recebendo luz natural suficiente, o melhor tipo, a partir da janela? Para ter isso ajustado de forma correta, certifique-se de seu espaço de trabalho em casa tem janelas suficientes ou aberturas para permitir que a luz do sol entre. Ela é a melhor luz que você vai ter e a que vai te dar mais energia para trabalhar. Sim, energia!

 

Uma pesquisa recente mostrou que as pessoas sentem maior letargia durante os meses de inverno devido à falta de exposição à luz solar. A exposição pode impulsionar o seu humor e melhorar seus padrões de sono. Em tempos de condições climáticas desfavoráveis ou noites de trabalho longas, é essencial para obter um pouco de iluminação artificial no seu espaço de trabalho, para compensar isso.

 

O que fazer?

Bem, essa é mais fácil. Experimente trabalhar com diferentes intensidades de luz ou tons claros para descobrir qual deles funciona melhor para você. Dependendo de como seu espaço de trabalho é, você também pode considerar ter múltiplas e diferentes luminárias para criar um clima confortável para o trabalho. Não exagere, por favor.

Tentar obter várias luminárias, e pelo menos uma lâmpada de mesa com exposição direta sobre sua mesa, o que irá facilitar a leitura, escrita ou esboços de documentos.

Se, no entanto, você faz seu trabalho principalmente no computador, confira o quanto a iluminação interfere sobre brilho e contraste para os seus olhos.

 

  1. Mantenha seu equipamento sempre atualizado e confiável.

 

Se você estiver indo trabalhar em casa a maior parte do tempo, você tem que certificar-se de que a tecnologia é a sua melhor cúmplice. Você repara falhas técnicas frequentes com seus dispositivos já existentes, como o computador, impressora ou conexões? Se reparar isso, eu tenho certeza que é uma grande fonte de frustração no trabalho.

As chances são de que você está segurando em seus antigos dispositivos e aparelhos porque eles continuam a trabalhar e você não dispõe para pagar por um upgrade. Bem, pense em quanto tempo você desperdiçou cada vez, tentando solucionar problemas e corrigi-los, além do “custo de oportunidade” que você perdeu e o tempo trabalhando em casa.

E não se esqueça o efeito negativo que tem sobre o seu humor! falhas no sistema e perda de dados perto de um prazo importante pode causar mais danos do que vale a pena.

O que fazer:

Atualize o software antivírus do computador e sistema operacional e realizar verificações regulares de manutenção em seus dispositivos. Mantenha informações importantes backup em intervalos.